Voltar
SÁBADO 8 FEVEREIRO, 18H30
Vera Mantero & Susana Santos Silva
Coreógrafa e bailarina com quase quarenta anos de carreira, Vera Mantero é um dos nomes centrais da nova dança portuguesa. Trompetista, improvisadora e compositora portuguesa baseada na Suécia, Susana Santos Silva é um nome central da cena jazz europeia. Fruto de um encontro entre as duas criadoras no Porto em 2022, por altura da apresentação dos solos de Vera Mantero em Serralves, este projeto reúne Vera Mantero e Susana Santos Silva, pela primeira vez em palco, numa criação interdisciplinar. Ambas com um percurso ímpar e sempre namorando áreas artísticas transversais – música, artes visuais, multimédia – esta é uma rara oportunidade de cruzar o imaginário artístico destas criadoras. Uma criação que tem como ponto de partida um projeto de improvisação sobre movimento, gestos, palavras e afins.
Espetáculo apresentado no âmbito do Zona Franca, uma parceria do Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo e gnration
Zona Franca é o novo ciclo interdisciplinar que juntará músicos e coreógrafos num diálogo artístico e de criação entre a música e a dança. Fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo e gnration, Zona Franca arranca em 2025 e propõe três colaborações que se vão desenrolar entre Braga e Guimarães ao longo do ano. Através de propostas artísticas e técnicas distintas, intérpretes-coreógrafos e intérpretes-músicos colocam em evidência o diálogo eloquente, contínuo e multiforme entre a música autoral e a prática coreográfica.
Cocriação e Performance Vera Mantero e Susana Santos Silva
Desenho e Operação de Luz Joana Mário
Uma produção O Rumo do Fumo
Coprodução A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo e gnration
Apoio/Parceria Residência Artística Wilde Westen, Arts Centre BUDA
Com o apoio do programa Culture Moves Europe, programa financiado pela União Europeia
O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada por República Portuguesa | Cultura/ Direção Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa